TUTORIAL DE PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA EXPORTAR PARA O ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL
 

 

Primeiramente deve-se saber que o ECF informa à RFB o plano de contas da empresa, saldos iniciais e finais das contas patrimoniais e também das de resultado, cálculo de IRPJ e CSLL, informações do quadro societário da empresa e outras informações gerais!

Deve-se levar este tutorial à risca pois o não cumprimento dos passos a seguir resultará em uma declaração incorreta ou na não validação da mesma!

A contabilidade (Balanço) da empresa deve estar fechada, com o devido resultado transferido para o patrimônio líquido! Caso esteja tudo certo, prossiga! Se a contabilidade (Balanço) não estiver pronta, entre em contato com nossos consultores;

Antes de iniciar, atualize seu sistema CIAL Escrita através deste link: http://www.cial.com.br/atufisc.exe

 

ATENÇÃO: Para Empresas do LUCRO REAL , o ECF deve ser feito exatamente NO MESMO COMPUTADOR onde foi transmitido os ECD pois o programa SPED ECF precisará recuperar os dados do ECD para que a declaração seja transmitida! Neste tutorial ensinaremos como fazer o processo completo!

 

 

1. No plano de contas por empresa, o campo Cód. Referencial deve estar preenchido em todas as contas, respeitando O GRAU de cada conta!

Código Iniciados por 1 são do Ativo, iniciados por 2 do Ativo e Receitas e Despesas devem ser iniciados por 3.

Siga a tabela:

Grau 1 = Código referencial com 1 dígito (EX: 1)

Grau 2 = Código referencial com 3 dígitos (EX: 1.01)

Grau 3 = Código referencial com 5 dígitos (EX: 1.01.01)

Grau 4 = Código referencial com 7 dígitos (EX: 1.01.01.01)

Grau 5 = Código referencial com 9 dígitos (EX: 1.01.01.01.01)

(Exceto Despesas e Receitas)

Veja exemplo a seguir:

 

2. Nas contas de resultado, as contas de nível 1 de RECEITAS e DESPESAS devem ter o mesmo código, que é o 3.

Isto porque para a RFB, as despesas são classificadas como dedução da receita e precisam seguir a mesma linha de códigos porém, negativamente!

OBS: Nas contas de Resultado as contas possuem 5 graus no CIAL e 6 no plano referencial.... as contas analítica vão possuir 11 dígitos ao invés de 9!

Sendo assim, aconselha-se a não utilizar o nível 2 (código com 3 dígitos) do plano referencial.

 

Veja a seguir:

 

3. As contas do Resultado do exercício NÃO precisam ser classificadas pois as mesmas não exportam para o ECF, somente deve-se classificar as contas de Custos de Mercadorias como CMV por exemplo.

Veja abaixo:

 

 

4. Após preencher corretamente todo o plano de contas com os respectivos Códigos Referenciais, você deve informar dentro do cadastro da empresa na aba SÓCIOS os sócios da empresa!

 

5. Caso a empresa tenha lançamento de CMV - Custo de Mercadorias Vendidos ou qualquer tipo de lançamento que se equipare com este, deve-se apagar os lançamentos no Diário referentes a isso, anotar os valoes e refazer através da tela abaixo! Isto porque, para exportar corretamente estes dados, fizemos alterações no sistema que irão gerar código internos para nós identificarmos o saldo de cada item!

OBS: Para lançar o CMV, as contas de resultado NÃO PODEM ESTAR ENCERRADAS! Terá que desfazer o encerramento e depois que lançar o CMV, encerrar as contas novamente!

SE A EMPRESA NÃO LANÇA CMV, IGNORE ESTA ETAPA!

 

Caso a Empresa possua apuração Trimestral, deve-se lançar esses dados 4 vezes!

Os códigos das contas devem ser conferidos e a conta RCM, caso o cliente opte por transferir o saldo direto para o resultado, deve alterar a conta para a 595.000-7. O valor do estoque inicial e das compras, o sistema puxa de acordo com as contas que foram citadas acima assim que clicar no botão APURAR, já o saldo final o cliente deve lançar no campo manualmente!

 

 

6. Após finalizar os passos acima, já pode-se fazer a exportação, para isso é preciso atualizar a sua versão do CIAL Exportador através do link http: //www.cial.com.br/atuexportador.exe;

Após fazer a atualização siga os passos abaixo:

7. Abra o seu CIAL EXportador e feche o CIAL Escrita;

OBS: Aconselhamos que esta exportação seja feita no SERVIDOR e que todos os sistema estejam fechados nas estações!!!!

Caso apareça qualquer erro ou mensagem não mencionada neste tutorial, deixe a mensagem na tela e chame imediatamente o suporte técnico!

 

Passo 1: Clique na aba Seleção

Passo 2: Escolha qual dos 3 layouts você irá exportar (Obs: Apuração Anual e Trimestral são para Lucro Real)

Passo 3: Digite o Código da Empresa ou siga o próximo passo para Pesquisar

 

8. Pesquisar código da empresa e iniciar a exportação:

 

Passo 1: Clique nas reticências para abrir o campo de pesquisa da empresa

Passo 2: Selecione CIAL Escrita

Passo 3: Digite o nome da empresa no campo e clique em Pesquisar ou simplesmente clique em Pesquisar para listar todas as empresas;

 

9. Iniciando a Exportação:

Passo 1: Clique na Aba Exportação dentro do seu CialExportador;

Passo 2: Clique em Exportar;

Passo 3: Verifique os parâmetros conferindo-os atentamente e clique em Confirmar.

 

10. Clique em Apurar na tela que irá aparecer;

OBS: O sistema deve fazer a apuração fechar a tela autoamticamente e abrir uma janela para que clique em OK para iniciar a exportação. Caso dê algum erro neste processo, entre em contato imediatamente com o Suporte deixando a mensagem na tela.

 

11. Após terminar a exportação, basta salvar o arquivo e importa-lo dentro do Sistema SPED ECF.

ATENÇÃO: No máximo, a escrituração poderá apresentar um ou outro erro referente à cadastro dentro do SPED ECF. Caso apresente erros de CÓDIGO REFERENCIAL incorreto ou fora de vigência, chame o suporte técnico pois deve haver inconsistência no lançamentos dos dados!

12. Para importar a escrituação dentro do SPED ECF, siga os passos abaixo:

 

Clique no botão circulado em vermelho dentro do seu programa SPED ECF:

 

13. Quando a escrituração for de empresas do LUCRO PRESUMIDO, aparecerá a seguinte mensagem na tela, Clique em NÃO:

14. Clique no botão abaixo para validar a ECF e ver se existe algum erro na escrituração. Após fazer este passo, poderá aparecer um relatório de erros, analise-os e veja se é possível resolve-los com facilidade. Caso haja dificuldade nos mesmos, chame o Suporte Técnico para lhe orientar:

 

15. Para as Empresas de LUCRO REAL, antes de enviar o ECF é necessário fazer a recuperação do ECD. Seguindo os passos abaixo:

Nesta etapa, deverá aparecer na lista, a Escrituração específica da empresa em questão, selecione-a, DESMARQUE a caixinha "Utilizar os dados recuperados da ECF....." e Clique em OK:

ATENÇÃO: É muito importante DESMARCAR a caixinha "Utilizar os dados recuperados da ECD....."!!!!

16. Após fazer estes passos sua escrituração estará pronta para ser Transmitida!